Como profissionalizar o serviço de DJ

 Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender

Para atrair clientes para sua loja de discos, em 1947 o sonoplasta inglês Ron Giggins adaptou um veículo para embutir um equipamento de som e tocar as últimas novidades da música em frente à sua loja. A iniciativa chamou atenção do público e duas moças pediram que ele levasse seu equipamento para uma festa.

A ideia deu certo e ele continuou a levar música para outras festas. Para facilitar o transporte Giggins montou uma caixa que acomodava o equipamento. Acrescentou também, mais um toca discos para que a música não parasse de tocar enquanto ele trocava de música. Giggins batizou sua invenção com o nome de Diggola.A Diggola foi a primeira mesa de mixagens e foi criada no início de 1949.

A Diggola começou a ser produzida em série e outros profissionais começaram a operá-la. A indústria fonográfica continuou em expansão, a tecnologia evoluiu e a profissão de Disc Jockey -DJ foi se configurando e ganhando importância até conquistar definitivamente seu espaço na era Disco – 1970.

Atualmente existe todo um mercado voltado para esse segmento. O DJ desenvolveu estilo e hábitos próprios. Ele tem a responsabilidade de comandar o som nas festas e eventos e manter o público animado.

Nesta “Ideia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de DJ. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elabora- ló procure o Sebrae.

Leia: Material completo em PDF