Como profissionalizar o Som e Iluminação

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

O sucesso de qualquer evento, seja ele grande ou pequeno, passa pelo cuidado com diversos detalhes dentre os quais uma boa estrutura de iluminação e som. Estes ocupam um papel de grande importância nos evento pois possibilitam a criação de ambientes agradáveis, festivos e preparados para surpreender os convidados.

O nicho de aluguel de equipamentos de iluminação profissional e som para festas e eventos tem se mostrado muito flexível nos dias atuais, atendendo diversos tipos de eventos, reuniões ou festas de qualquer porte com bastante competência, agregando valor e sendo reconhecido pelo exigente público consumidor.

As oportunidades para este tipo de negócio são inúmeras, pois abrangem desde aniversários, casamentos, festas de confraternização até grandes eventos de negócios, congressos e feiras.

Dados oficiais revelam que o Brasil ocupa a 9ª posição na lista mundial de países que mais realizam eventos no segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), isto é, Encontros, Congressos e Eventos. Em se tratando de estatística no continente Americano, o País ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais em 2013 foi o Rio de Janeiro, seguida de São Paulo, segundo ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), reconhecida entidade mundial do setor de eventos. Em 2013 o Brasil recebeu 315 congressos e convenções de negócios, o que representa 61% dos eventos realizados no país.

Neste documento serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa especializada em aluguel de equipamentos de iluminação profissional e som para festas e eventos. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o Sebrae mais próximo.

Leia: Material completo em PDF